quinta-feira, junho 14, 2007

Pés no chão.

Post publicado originalmente em 08/05/2007, mas que o Blogger "comeu"...

Hoje eu lí um post em um blog de uma pessoa que já está no Canadá e que está vivendo na pele as dificuldades de se começar de novo.

É claro que a pior coisa que você pode fazer para o seu futuro é achar que será fácil recomecar a vida em um lugar que você sequer conhece. E não acredito que esse seja o caso dessa pessoa. Todos os desafios de uma decisão dessas estão muito bem descritos no blog dele e foi uma de minhas leituras iniciais sobre o processo de imigração. Uma enciclopédia. Então o que será que não estava nos planos? Talvez nada.

Quando eu penso na mudança e me preparo para essa nova etapa da minha vida, imagino sempre os desafios que terei que enfrentar para não me deixar levar pelos relatos mais otimistas - ou pessimistas - que encontro em profusão pela internet. Dessa forma eu já vou me preparando para encarar a vida de frente e sem surpresas. Mas a verdade é que todo dia eu tenho aquela pontinha de dúvida. Será que eu estou realmente pronto? Encarar a vida sem surpresas? Isso é possível? A verdade é que a gente só vai saber disso na hora que encarar o bicho de frente. E mesmo que o seu plano seja infalível, isso quer dizer apenas que você não pensou em todas as variáveis.

Então comecei a pensar que o melhor mesmo não é você estar preparado para tudo, é estar preparado para nada. O fato das coisas não sairem do jeito que você imaginou não significam o fracasso. Apenas que você terá que rever os seus planos, o que também não é nenhum bicho de sete cabeças. A menos que você tenha criado expectativas quanto ao que iria encontrar.
Essa é uma forma de não procurar culpados para os fracassos, ou mesmo não ver o fracasso estampado em uma porta fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário