sexta-feira, outubro 10, 2008

Estou trabalhando !

Pois é......a minha segunda entrevista que fiz aqui no Canada deu certo!

A primeira que tive aqui para uma ONG foi super simples e igual a do Brasil. Queriam saber o que eu fazia no Brasil, como era a organização que eu trabalhava e foi diretamente com o presidente da ONG. Super informal e tranquila.

Mas essa entrevista que tive é exatamente uma entrevista de RH. Entro eu na sala onde eu encontro com 3 pessoas: a chefe do RH, a coordenadora do setor e uma das minhas chefes de departamento. Primeiro tem as perguntas quebra-gelo para te deixar mais a vontade e sem seguida elas explicam que a entrevista dura 45 minutos, que cada uma vai me perguntar uma coisa diferente, para não se preocupar com as anotações que elas fazem e que uma das perguntas seria em francês, já que a vaga solicita um francês básico.

Bem, só posso dizer que fui bombardeada de peruntas típicas de RH: cite uma situação de liderança que você teve, uma situação de confilto, como resolveu, quais são os seu defeitos, suas qualidades, o que será um desafio nessa vaga, como você se vê dentro de 5 anos, etc. etc. etc.

Já é difícil responder isso em português, imagina em inglês! Claro que estudei essas perguntas antes de ir para não dar uma de idiota na hora e ter as respostas na ponta da lingua. Mas mesmo assim, você fica nervosa e é impossível saber a reação delas. Na realidade, a mulher do RH é uma pedra em pessoa e só fica te analisando (sua linguagem corporal principalmente). As outras, como são leigas nesse assunto, deu para perceber que as minhas respostas agradavam, mas mesmo assim, você nunca sabe como foi numa entrevista!

Comecei a trabalhar no dia 06 e estou adorando o trabalho e o ambiente. As pessoas são legais e gentis e não tem estresse. Aqui as 5 horas você simplesmente vai embora, pois acabou a sua hora de trabalho. Fiquei tensa no inicio, mas estou me virando bem no inglês e no francês. Mas o que é engraçado é que aqui é uma lingua só. Começa-se uma conversa em inglês, passa para o francês e vice versa e ninguém percebe isso. Eu claro, fiquei maluca no início, mas agora já estou me acostumando.

Agora, como é diferente. Quando cheguei no primeiro dia, já tinha meu box com meu nome (enorme por sinal!), meu computador com todas as senhas de acessos para todos os programas que usamos, e-mail, crachá, outro mundo. Tenho aqui para mim, no meu box, dicionários a vontade, livro de verbos, e todo tipo de material de escritorio. Quando eu preciso de algo, é só ir na "lojinha" e pegar o que preciso. Se não tiver, é só encomendar.

Bem, agora só preciso mostrar meu trabalho e esperar que eles gostem de mim tb!!!!

Até a próxima.

2 comentários:

  1. WOW! congrats!!! Esse eh o maior desafio: o primeiro emprego. Agora vai ser mole!
    Sabe que estamos pensando em ir p/regiao de Ottawa/Gatineau, queremos varias dicas!!!
    beijinhos
    Sara e JL

    ResponderExcluir
  2. Tatiana,
    parabens pelo emprego!!!
    É sempre bom estar trabalhando!! E o Emanuel, ainda trabalhando muito?
    Temos que nos ver qualquer dia desses!
    Beijocas
    Marina, Diogo, Morena e Bia.

    ResponderExcluir