quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Encontro Rio

Vocês que visitam esse humilde e de vez em quando abandonado Blog, devem estar atrás de informações sobre o processo de imigração do Canadá. E se são do Rio, devem saber que existe um encontro pro pessoal que está no caminho ou somente interessado em saber mais sobre o assunto. É o Encontro-Rio, que acontece todo mês desde 2006 e é um sucesso de crítica e público, inclusive com reconhecimento do próprio escritório e Buenos Aires, que já citou nosso evento como sendo uma boa fonte de informação.

Eu e a Tati ajudamos a organizar esse evento todo mês, junto com o Claudio/Luciene, o Luis Fabiano/Michelle e um monte de outros que ajudam sempre. É um trabalho que fazemos com toda boa vontade e que já nos rendeu muitos frutos. Recebemos essa incumbência do Jeff e do Carlos, os pais do evento original e que já estão no Canadá a cerca de um ano. Quando eles estavam na reta final, procuraram quem estivesse disposto a ajudar e nos oferecemos, pois sabíamos da importância de mantermos viva a idéia original de conhecer e trocar informações sobre o Canadá com pessoas que estão no mesmo barco que você, já que um dia podem ser as únicas pessoas que você conhece ao alcance de uma ligação telefônica local.

Mas mais do que somente conhecer gente nova interessada na imigração pro Canadá, o que já não é pouca coisa, esse trabalho nos permite conhecer melhor o próprio Canadá, pois obriga a pesquisa de informações de todo o tipo, o que é um exercício ótimo para quem vai, dentro de mais alguns meses, cair de pára-quedas em um país que nunca estivemos, com planos de adotarmos essa terra como nossa também.

Temos uma média de 70 pessoas todo mês. Boa parte é de novatos, buscando aquela informação que todos nós tínhamos quando começamos mas que as listas de discussão e comunidades não tem mais saco de responder. Mas uma grade parte, mais da metade, está lá todo mês atrás das palestras que fazemos e do bate papo que rola sempre em torno dos mesmos e mais variados assuntos, interessante para quem vai imigrar.

Nós mesmos fazemos a maior parte das palestras, mas as vezes temos convidados, que podem ser integrantes do próprio encontro ou mesmo convidados especiais, como o desse mês, que era um Quebecois legítimo e deu muitas informações preciosas.

Bom, seguindo o ciclo iniciado com a primeira passagem de bastão, estamos nos desligando do encontro e novas pessoas estão assumindo a organização, mantendo sempre a mesma filosofia.

Já está chegando a nossa vez de fazer a viagem e ir colocar em prática todo o conhecimento acumulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário