terça-feira, janeiro 20, 2009

Montreal

A segunda parada da nossa viagem. Para quem acompanha o nosso blog, já tivemos aqui antes. Mas nada melhor do que voltar e curtir mais um pouco dessa cidade e mostrar para minha mãe e minha cunhada.
No primeiro dia passamos na Catedral de Notre Dame, fizemos um passeio de charrete pela região do Vieux Port, andamos ao longo do porto, passamos na prefeitura e ops, foi quando aconteceu o que não imaginávamos. Nós andamos bastante então eu já estava cansada. Pedi para o Manu carregar a minha bolsa, ele botou nas costas e fomos andando. Paramos para tirar fotos no chão congelado da praça que fica ao lado da Prefeitura e, uns 10 minutos depois, já rua abaixo - Emanuel, cadê a minha bolsa? Ele olhou pra mim e saiu correndo de volta à praça. Quando paramos para tirar as fotos ele botou a dita-cuja no parapeito da praça e esqueceu! Corrida desenfreada e a bolsa estava lá, mas sem a minha carteira, que foi roubada! Ainda andamos por toda a redondeza procurando em latas de lixo e cantos mais escondidos, mas nada.
Na policia fazendo a ocorência
Fiquei super triste mas, dos males, o menor. Pelo menos a minha bolsa ainda estava lá, com todos os meus pertences, meus óculos, telefone celular, meu iPOD! Tudo isso o ladrão deixou pra trás, graças a Deus. Mas as minhas coisas pessoais dentro da minha carteira se foram, assim como a carteira, que foi um presente que eu me dei, com a minha primeira gorjeta que ganhei trabalhando na H. Stern. Os cartões e documentos eu sabia que eu podia recuperar, mas fotos, lembrancinhas, santinhos, etc....impossível. A minha única esperança era alguém encontrar e mandar para mim ou deixar um recado na secretária eletrônica. Fiquei com esperança. A primeira coisa que fiz quando chegeui de volta em casa foi verificar se tinha alguma mensagem para mim. Infelizmente não. Nada me resta a fazer.....só sei que aprendi que não podemos bobear em cidade nenhuma desse mundo. Nunca foi roubada no Rio de Janeiro, mas fui aqui. Acontece!

Passado o susto, voltamos ao que interessa. Montreal é uma metrópole bem em estilo europeu, assim como o espírito das pessoas, bem diferente de Toronto ou mesmo de Nova Iorque ou outras cidades americanas. Aqui vc pode falar inglês ou francês que a maioria das pessoas vai te responder sem titubear.

A cidade é uma ilha, que fica no meio do Rio São Lourenço e foi a maior cidade do Canadá até os anos 60, quendo as grandes empresas começaram a mudar para Toronto por causa dos planos separatistas do Quebéc. Então boa parte da arquitetura é bem antiga, e a marca registrada da cidade são as escadas das casas, que ficam do lado de fora e dão um show a parte nessa época de neve.


Outro destaque é a cidade subterrânea. Quase 30 quilômetros de corredores ligam toda a região central da cidade. Vc pode pegar metrô, trêm, ônibus, ir de casa para o trabalho, fazer compras e se divertir em teatros e cinemas, sem ter que colocar um monte de casacos e andar pelas ruas cheias de neve e frio. Isso é uma coisa que não tem preço, diria a tal propaganda de cortões de crédito! Saímos de lá sem conhecer um monte de coisas, mas deu para mostrar para as duas turistas o que o Quebéc pode oferecer de melhor.

2 comentários:

  1. Que legal essa passeio!! Pelos casacos dá pra perceber que estava bem frio!! Vamos viajar semana que vem, dia 29!! Não vejo a hora!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dona Tati,
    nada de novo para nos contar?!?!
    Coloca umas fotinhos por aí!!!
    Beijocassss

    ResponderExcluir