sábado, abril 18, 2009

Páscoa Ortodoxa

Este ano, uma semana depois da páscoa católica, celebrei a minha páscoa, a ortodoxa.

Todo ano eu ia a missa com minha avó. Lembrei muito dela e sei que, onde quer que ela esteja, ela ficou super feliz em saber que não deixei de ir essa ano. Achei a minha paróquia aqui no Canada, em Kanata mais precisamente e fomos. A missa começou a meia noite de sábado e deve ter acabado pelas 3 da manha, mas como Emanuel trabalhava no dia seguinte, saimos de la em torno das 1:30.

No sábado, eu passei o dia todo na cozinha fazendo o pão de páscoa russo e o doce de ricota que é tradição na páscoa ortodoxa. Mais uma vez a minha avó deve estar orgulhos de mim, pois foi a primeira vez que eu fiz a receita sozinha, sem a presença dela e com um desafio maior, com os produtos daqui.... isso foi uma outra novela. Passei semanas procurando as especiarias todas que se usa na receita. Infelizmente a ricota em si eu não pude fazer, pois aqui no Canada o leite natural, fresco, é proibido. Só se compra o pasteurizado por aqui. Então tive que ceder e comprei a ricota pronta. Isso pelo menos me poupou 1 semana da receita, pois não precisei fazer a ricota antes para usar. E posso dizer que acertamos, isso mesmo, acertamos, pois Emanuel não escapou dessa. Me ajudou e muito, cozinhando o tempo todo comigo. E o resultado foi maravilhoso. O Kulitchi (pão) e a Sirnaya Pasca (doce de ricota) ficaram muito gostosos. No domingo, depois da igreja, cedo pela manha, eu convidei uns amigos para tomar o café da manha de páscoa comigo e experimentarem a minha culinaria russa.

Confirmam as fotos!

Kulitich

Sirnaya Pascoa
Torta de Maça da Martha

A galera.......falta so um atrasildo, atrasado nessa foto...hehehe

Um comentário:

  1. que máximo! acho muito legal ver tradições culturais tão variadas unidas! uma brazuca ortodoxa morando em gatineau!
    :)

    ResponderExcluir