sábado, maio 02, 2009

Festival de Tulipas

Todos os anos, no mês de maio, há o Festival de Tulipas em Ottawa.
No inicio da II Guerra Mundial, a Princesa Juliana (da Holanda) e sua familia se refugiaram no Canada, e depois de 5 anos, as tropas Canadenses llibertaram a Holanda do dominio Nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, a então Rainha da Holanda, foi obrigada a dar a luz aqui, a sua filha. Como nenhum membro da monarquia, para continuar a usufruir dos benefícios e direitos da nação, não pode nascer em outro solo senão o seu, o Primeiro Ministro do Canadá transformou uma ala do Hospital em solo holandês. Assim, a princesa pôde nascer holandesa, apesar de estar no Canadá. Em gratidao, em 1945, o povo Holandes enviou 100.000 bulbos de tulipas para o Canada e outros 20.000 foram adicionados pela família real. E para manter a amizade entre os dois paises, a Holanda continua mandando 20.000 bulbos de tulipas para o Canada (Ottawa) todos os anos, e assim foi criado o Festival.
Outra coisa interessante é que as tulipas são plantadas de verdade, o que significa, que o preparativo dessa festa inicia-se em outubro com a plantação dos bulbos… e só em Maio é que poderemos ver o resultado, pois as tulipas precisam de um tempo (o inverno) de hibernação.

Junto com as Tulipas, tem também o pavilhão internacional, onde vários países vendem comida típica do seu país. Claro que tive que experimentar algumas goluseimas.

É simplesmente maravilhoso. É um festival que tem a duração de 3 semanas, com várias programações culturais em toda parte da cidade. Imperdivel para quem está por aqui nessa época.

Mais fotos:

Um comentário:

  1. a história já é lindinha, as tulipas, mais ainda!!!
    :)

    ai, ai... ano que vem estou lá!

    []s
    p

    ResponderExcluir