quinta-feira, maio 04, 2006

Contatos Imediatos.

Uma das primeiras características que um candidato a imigração deve ter é a curiosidade. Se vc não é curioso, perdão, mas vai sofrer um bocado quando chegar no Canadá.
Ora, se vc chegou a conclusão que quer mudar de país, qualquer que seja a sua posição política, religiosa, social ou ideológica, vc tomou uma decisão de mudar de vida, e isso quer dizer que vc vai nascer de novo. Vc se sentirá novamente como um neném: estará em um lugar em que não reconhece ninguém, não entende direito o que as pessoas falam e não sabe como fazer as coisas mais corriqueiras, como ir a um mercado comprar o almoço. Então nada como uma boa cara-de-pau para perguntar a quem sabe e descobrir como as coisas funcionam, de preferência antes de ir para o aeroporto.

Bom, mas e se vc não conhece ninguém para te responder sobre o tipo de meia que você precisará para calçar as botinas de inverno? É aí é que entra a cara de pau.

Estou descobrindo isso nas minhas pesquisas. Essa é uma habilidade que o curioso-candidato-a -imigração com cara-de-pau e perguntas básicas de sobrevivência deve possuir. Tudo o que descubro com relação ao Quebec, ou mesmo ao Canadá em geral, é sucedido de uma consulta aos meus Bookmarks ou a São Google, padroeiro dos curiosos. A internet será a sua melhor amiga durante boa parte do processo, desde o acompanhamento online para os seu processo ao menor detalhe que vc puder imaginar, como saber se existem farmácias 24h durante o inverno (aposto que vc nunca pensou nisso...)? E vou te dizer: o inverno é de verdade; será que eles entregam em casa?

Por isso, faça contatos. Será uma aventura de descobrimento e aprendizado sem igual. No dia da entrevista, vc vai estar tinindo de informações sobre a sua vida profissional e as mil possibilidades que terá quando desembarcar em solo canadense. Vc poderá já ter a sua caderneta de telefones de emergência, para poder pedir socorro em português, quando descobrir que aquelas trocentas horas de inglês e/ou francês desapareceram... existem Brasileiros prontos para te dar todo o apoio por lá. Quer um exemplo? Meu Cantinho: é leitura obrigatória, para citar só um.

Da decisão de imigrar até o carimbo do passaporte tem muita lição de casa para fazer. Toda a informação que você puder absorver será bem vinda, por isso não descuide. Eu tenho uma lista de coisas para pesquisar, e cada vez que eu fico mais de meia hora na internet, a lista aumenta. Por isso, agora faço pesquisas por temas: hoje vou ver sobre mercado de trabalho, ou sobre opções de cidade para morar, lugares onde aprender francês, cursos de capacitação ou de especialização na minha área. Isso direciona o trabalho e cria uma meta a ser cumprida.

No fim das contas acho que essa é uma das partes divertidas do processo. Vou sentir saudades desse tempo, em que todas as possibilidades estão aí, para você descobrir.

Bom trabalho!
Emanuel.

Em tempo: Sobre as farmácias: ainda estou esperando uma resposta. Até prova em contrário, no Quebec não tem motoboy.
Nem vc vai conseguir comprar Valium ou Viagra pelo telefone...

E quanto as botinas, compre sempre um número maior do que o seu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário