quarta-feira, outubro 17, 2007

Encontro Rio

Uma das coisas mais importantes para quem chega no Canadá e precisa arrumar um emprego é ter acesso a boas propostas de trabalho. E a melhor forma de conseguir fazer isso é por indicação de alguém. Estima-se que muito mais da metade das ofertas de trabalho não estão anunciadas em lugar nenhum. Serão preenchidas por indicações de funcionários internos.
Mas se você não conhece ninguém, como arrumar uma indicação? A resposta óbvia é: fazendo amigos. E fazer amizades é um esporte nacional no Brasil. Assim, um grupo de pessoas aqui do Rio teve uma idéia genial: vamos reunir os cariocas que estão imigrando e fazer a nossa rede de contatos já daqui. Quando chegarmos lá no Quebec já contaremos com figuras conhecidas para nos dar um apoio, por mínimo que seja. Só saber que terá a quem pedir socorro numa emergência já será tranqüilizante.
Assim, em meados de 2006 começaram os encontros desse grupo, pelo menos para mim, que fui à Cobal do Humaitá para encontrar pessoas que eu nunca tinha visto na vida, mas que seriam importantíssimas no meu futuro. Dali os encontros foram para o Bar da Rampa, aos pés da Baia de Guanabara, e depois para o local onde estamos até hoje: no ed. Morada sol, em Botafogo.
À frente desses eventos sempre estiveram, entre outros colaboradores, o Jéferson e o Carlos Luis, que criaram o formato do encontro que se mantém até hoje: uma palestra para os novos participantes que ainda estão buscando informações básicas sobre o processo, aquelas perguntas que ninguém mais suporta responder na lista. Em seguida, uma outra palestra, com um tema de interesse sobre o Canadá, para expandirmos o debate sobre o processo com fatos mais reais do que as especulações que normalmente lemos nas listas que existem por ai. Por último, um happy-hour, com refrigerantes e salgadinhos, onde todos são “convidados” a se apresentar ao grupo, num esquema meio Alcoólicos Anônimos :), para botarmos em prática o networking e trocarmos idéias e experiências sobre o futuro que nos espera.
E a história mostra que estamos no caminho certo. Com quase dois anos de eventos mensais, já temos casos em que contatos renderam empregos por lá. E tivemos muitos bons momentos em grupo que, se não se transformarão em laços profissionais, certamente serão laços de amizade, tão importantes quanto o primeiro emprego para que vai se mudar para uma terra estranha, com clima estranho e gente estranha.
Hoje o encontro é organizado por um outro grupo, do qual faço parte, e o Jéferson e o Carlos já não estão mais no Brasil. Essa transição foi um sucesso e mostrou que estamos construindo alguma coisa boa aqui, haja vista que o evento tem se mantido lotado.
Daqui a pouco será a nossa vez de dar adeus à organização e partir para a próxima etapa. Espero que o encontro continue com é hoje, um sucesso. E que lá possamos colher os frutos das amizades que fizemos aqui.
Se você quizer conhecer o nosso encontro, entre na comunidade
Quero Ir Para Québec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário