quarta-feira, agosto 20, 2008

3 meses de Canada !

Vamos ao resumo do nosso terceiro mês em terras canadenses:

- Fizemos a prova teórica da Carteira de Motorista. Claro, como eu disse no mês passado, Manu nem chegou perto do livro. Só estudou pelo simulado, um dia antes. E, claro, para quem me conhece, li os 2 livros, fiz o simulado várias vezes on line e mesmo assim não foi fácil. Existem várias perguntas que não aparecem no simulado (que é multipla escolha como a prova, mas tem uma opçã a menos) e outras que sinceramente eu não vi nem nos livros. Claro que o bom senso reina e dá para passar e nós PASSAMOS. Mas fica uma dica: estudem, pois não é fácil como no Brasil. Conseguimos marcar a prova prática no mesmo dia: Manu para o dia 20 de agosto (último dia útil de validade para carteira brasileira) e eu para o dia 26 de agosto. Foi muita sorte pois já não tem data para Outubro. O segredo é marcar para qualquer dia e para qualquer lugar do Quebec e depois ir ligando todos os dias e tentar uma antecipação de data; alguém pode desmarcar e você pega o horário dele. Sempre tem gente desmarcando porque se você simplesmente não aparecer na prova, paga uma multa.

- Começa agora o stress para fazer a prova prática, que aqui é bem diferente. A prova prática é cheia de truques, pegadinhas e movimentos que nós brasileiros não estamos acostumados a fazer, como olhar para trás, para os dois lados para ver o ponto cego do carro toda vez que você pára o carro, sai com o carro, muda de pista, etc. Assim como parar por 3 segundos em toda placa de PARE, olhar para os lados e pontos cegos para depois sair. Se não fizer isso e a polícia te pegar dando só aquela reduzida básica que fazemos no Brasil…… Multa na certa!

- Compramos o nosso carro! Pois é, Emanuel precisa do carro para trabalhar e por isso tivemos que antecipar os nossos planos e comprar um veículo. Mas isso fica para ele contar. Ele está preparando um post sobre esse assunto para vocês.

- Através da minha amiga Roma, que fez um churrasco maravilhoso de aniversário na casa dela (obrigada pelo convite….Foi um dia maravilhoso, uma companhia fantástica) conheci um casal quebecois, ou melhor, ele é quebecois e ela é meio Chilena, meio Venezuelana. Com isso vamos aumentando o nosso networking!

- Fizemos um churrasco no Parc du Lac Leamy com a galera brasileira. Um foi ligando para o outro e voilá, de repente estavamos todos lá no parque aproveitando o lindo dia de sol.
O parque é lindo e com uma super estrutura. Tem muitas mesas para fazer pic-nic e pequenas churrasqueiras espalhadas para quem não tem a sua. Basta chegar e usar.

- Precisei ir ao dentista. Como nós fizemos o seguro da American Express, aproveitei e fui ver porque minha dentina exposta não melhorava. Desde o primeiro dia que cheguei aqui, a sensibilidade dos meus dentes aumentaram muito. Normalmente depois de usar um pó mágico que eu tenho, essa sensação melhora logo depois. Mas aqui… nada. Então fui ver qual era o problema e descobri que estava com duas cáries. Achei esquisito pois fiz um longo tratamento dentário antes de sair do Brasil, que terminei uma semana antes de embarcar, mas quem sou eu para discutir com um dentista. Quando a dor fala mais alto!!! E nem se fala do consultório - é um espetáculo. Tela de computador de plasma na cadeira e um monte de auxiliares. Você tira a radiografia e na mesma hora o dentista já vê o que precisa fazer. A única coisa que detestei foi a demora da American Express em autorizar o serviço. Demorou 3 semanas! Imagina se eu estivesse morrendo ou com um canal????

- Fomos no feriado do dia 04 de Agosto, feriado cívico (algo parecido com dia do trabalho, mas para esse dia também temos um feriado agora em Setembro) para casa do John e fizemos um churrasco com a familia dele toda. Foi uma noite maravilhosa (obrigada John pelo convite - adoramos) É muito bom poder passar um feriado com uma familia canadense, já que a nossa está muito longe.

- Estou jogando volei com a Roma, Gabriela e Jean Sebastian uma vez por semana. Nos encontramos num parque perto daqui de casa, num quadra pública e aproveitamos o final da tarde de sol para jogar. Assim também passo a conhecer mais gente e aproveito para treinar o meu francês.

- No sábado que Emanuel estava trabalhando fui com esse grupo para o Lac Philippe passar o dia na praia, fazer canoagem, pescar e também fizemos um tracking de 7 km para uma caverna. A parte cômica é que eu não sou nem um pouco uma pessoa esportiva, mas topei tudo que eles sugeriram, pois estou descobrindo que isso é muito bom. E uma coisa eu aprendi: quando sair com canadenses, leve tudo que puder para passer o dia. Quando eles me ligaram para ir com eles, me falaram que nós iriamos para a praia e fazer talvez algumas dessas atividades. Então, lá fui eu, biquini, sandalinha básica e short e camiseta, ok? Não está bom para passar o dia no parque? Com certeza, mas não esqueça da bota e da roupa de tracking, da capa de chuva, de um casaquinho básico, de roupa para canoa, etc. Aprendida a lição.

- Manu fez a prova prática de direção e PASSOU… viva! Fiquei num stress só, pois se não passasse na prova só teria data para Outubro e com isso ficaria sem trabalhar, pois aqui não tem jeitinho brasileiro. Se te pegam sem a carteira de motorista o buraco aqui é mais embaixo. Um multa que pode chegar a 2 mil dolares e um processo em cima de você.

- Comecei a francisação ontem. Vamos ver no que vai dar e em breve dou mais notícias sobre esse assunto.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário