quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Compramos um carro!

Depois de uma semana longa de tensão, conseguimos comprar o nosso segundo carro. Depois de pesquisarmos o carro exato que queríamos (um 4x4 pequeno), Emanuel aproveitou os dias de pouco trabalho para procurar o carro.

Uma das razões de termos um segundo carro, além das óbvias, é que como Emanuel trabalha como autônomo e usa o carro para o trabalho, ele pode usar as despesas que tem com o veículo como desconto de imposto. Mas, como o carro é um só, assume-se que ele serve também como carro pessoal, o que é verdade, mas aí o desonto é só de 30%. Então, fazendo as contas, ter dois carros não vai sair tão mais carro assim.
Bem que tentamos comprar o carro novo, na agência, porque eles estão oferecendo um financiamento sem juros. Pelo menos é o que eles contam, mas como aprendi com uma brasileira amiga minha aqui de Gatineau, os juros já estão embutidos. Ainda assim a tentação é grande, pois as prestações são fixas, podendo-se pagar em 1 a 5 anos. Infelizmente por termos pouco tempo de Canada, não tivemos histórico de crédito suficiente para sermos aceitos nessa proposta, e, para pagar juros, preferimos não investir em carro 0Km. Nessa hora descobrimos também que Emanuel na realidade não tem histórico nenhum aqui, pois como eu sou a principal da conta corrente e do cartão de crédito, quem faz o histórico sou eu, e não os dois! Foi bom sabermos disso, pois agora que ele abriu a conta dele, ele vai poder começar o histórico dele.
Fomos então pedir um crédito no banco onde temos conta e como o nosso histórico com o banco é muito bom, a gerente nos deu o dinheiro com 5% de juros anuais. Podemos ir pagando de volta ao banco o quanto quisermos por mês e por quanto tempo quisermos. Ou seja, quanto antes pagarmos o carro, menos juros pagamos. Agora é trabalhar muito para pagarmos o nosso segundo filho, pois carro é uma despesa só. Vem o seguro, registro na SAAQ (o Detran daqui), pneu de inverno, gasolina, oficina, etc.
Mas mesmo assim estou super feliz, pois agora quando o maridão estiver trabalhando nos finais de semana eu posso sair para resolver as minhas coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário