sexta-feira, março 22, 2013

Então, e o Brasil heim?

As pessoas que me conhecem sabem que eu sou muito cético com relação a política. Acompanho as notícias do Brasil como acompanho as do Canadá, e político é tudo igual. Pra chegar no poder vai ter que fazer acordo com o diabo em algum momento, no Congo ou na Noruega. Aqui tem safado do mesmo jeito que tem no Brasil.

Aqui no Quebec descobriram uma rede de corrupção para obras públicas em que as empresas candidatas tinham que pagar uma propina para ganhar os contratos. coisa de 5%, por aí. Resolveram criar uma Comissão para investigar o assunto e descobriram um Quebecoduto que envolvia toda a hierarquia das prefeituras na região de Montreal.

No Rio de Janeiro, a chuva mata todo ano. Em Petrópolis, em Friburgo, Teresópolis, etc., todo ano desce água, lama, casas, gente. Aí a Dilma diz que tem que ser mais enérgico ao tirar o povo das áreas de risco. Ah tá, eles estão lá por opção...

Duas situações completamene diferentes, mas que envolvem ultimamente problemas de administração pública. Podia usar tantos outros exemplos. Aliás, o que não faltaria são exemplos.

Mas o que aconteceu depois?

Os prefeitos de Montreal e de Laval renunciaram. Na hora. Pediram desculpas e sumiram da mídia pra não piorarem as coisas. Ainda assim podem ser responsabilizados em eventuais processos.
Os prefeitos do Rio: uns foram presos, cassados, ou nem mesmo aconteceu nada. O que espanta é que todos juram de pé junto que são inocentes.

Sabe qual é a diferença? O que os políticos daqui tem que os do Brasil não sabem o que é?

Vergonha na cara.

Falta ao brasileiro vergonha na cara. Do deputado racista/homofóbico que se torna presidente da Comissão de Direitos Humanos, ao criminoso condenado pelo Supremo Tribunal que vira deputado e membro da Comissão de Constituição e Justiça, estamos lotados de exemplos de gente ruim, desonesta, cruel, que se perpetua na polítia brasileira porque não tem a menor vergonha de ser pego. Pode botar video, foto, gravação, mostrar cueca cheia de dinheiro e tal, ele sempre vai jurar que é inocente.

E dá certinho, porque o que não vai faltar é sem-vergonha pra votar nele na próxima eleição.

O Brasil é um vergonhoso país sem vergonha.

P.S. Se tá assim agora, imagina na Copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário