quarta-feira, junho 19, 2013

Catarse

Segundo a Wikipédia, Catarse é, "Sob a ótica da psicologia, o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora."

Daqui de longe eu fico acompanhando as notícias do Brasil, todas as manifestações que começaram semana passada com o aumento da tarifa de passagem e culminaram na catarse do brasileiro com relação ao país.
Eu fui cara pintada, de organizar passeata e tudo. Era tesoureiro do Grêmio do Colégio São Vicente de Paulo em Niterói naquele tempo e já ali eu via que, da multidão que ia pra rua fazer passeata, uns 20, talvez 30% estavam interessados no movimento revolucionário que os livros de história contam. O resto estava aproveitando para matar aula e ir pra rua fazer o que bem entendesse, já que no meio da multidão sua mãe não ia te encontrar mesmo. Todo movimento de protesto em massa vai ter o bagunçeiro que está lá para só para se divertir. Ele não tem compromisso com nada, não está a serviço desse ou daquele partido, não são agentes infiltrados pela Rede Globo ou pela ABIN para desestabilizar o movimento. Não estou afirmando que esses personagens não existem, mas tenho a impressão que os idiotas que botaram fogo no carro do radialista no Rio de Janeiro não tem o menor compromentimento com qualquer organização opressora de direita ou de esquerda, são apenas idiotas irresponsáveis ignorantes desocupados, que viram na manifestação um escudo para a delinquência. Assim como em São Paulo, Em Fortaleza, em Brasília.

Mas lá em 1992, deu certo. Botamos o bloco na rua e derrubamos o então presidente Collor, num movimento que pouca gente achou que ia acontecer. Vitória! Por que não fazer de novo?
Motivo não falta.

O senhor Collor hoje é Senador e tem todos os privilégios de ex-presidente garantidos, mas o partido que era A esquerda na época está no governo faz dez anos. O país está em um grande momento econômico - é o que dizem os especialistas - e esse é o momento de investir no brasileiro, certo?

A Dílma acha que não.

Estamos gastando um rio de dinheiro com Copa do Mundo e Olimpíada, estamos até perdoando dívida de países da África! Mas eu não ví nenhuma reforma na educação (fora a de Juazeiro, que reduziu 40% do salário dos professores) nem na Saúde, nem a tal reforma política e tributária que nosso ex-presidente tanto palanqueou nos tempos em que o PT era de esquerda.
Daqui a cinco, dez anos ou sei lá quando, o dinheiro acaba, o ciclo começa de novo e ficou o que para o país, para o povo? Na hora que acabar o dinheiro, não tem bolsa-família, minha casa minha vida, nada disso. E também não vai ter hospital, escola, emprego.

Mas vai ter a Arena Pantanal para 43.600 pessoas, esse é o legado da Copa! R$ 519,4 milhões, em dados oficiais, lá em Cuiabá. Diz aí quantos times Mato Grosso tem na primeira, ou segunda, divisão?

A mídia e o governo dizem que ainda não entenderam o que os manifestantes estão querendo. Eu sei! Eles querem ser tratados como gente!

O aumento da passagem de ônibus foi só a gota d'água que faltava para entornar o caldo. Tem tanta coisa para reclamar e exigir que nem dá pra começar a listar. E nada como um evento internacional para dar a devida exposição.

2 comentários:

  1. Todo início de ano "existe" um aumento no salário mínimo... em contra partida o governo aumenta a gasolina, as transportadoras aumentam o frete, o comercio aumenta o valor do produto nas prateleiras... e o poder de consumo do povo diminui cada vez mais... Como é que dá para crescer assim?

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiana e Manu, vocês ainda andam por aí? Gostaria de conversar com vocês sobre Gatineau se não se importarem. Meu e-mail é leonardo.grabowski@gmail.com
    Agradeço o contato!

    ResponderExcluir