sábado, junho 21, 2008

Ajuda Alimentar

Já faz muito tempo que eu não passo por aqui....mas não sou muito de escrever mesmo....vocês já sabem disso. Mas como esse assunto foi pesquisado por mim achei mais interessante eu postar aqui.

Sai já do Brasil sabendo que existem várias organizações que ajudam as pessoas com cestas básicas. Já tinha lido em vários outros blog e os nossos amigos de Montreal já estão se beneficiando disso por lá. Então, depois de começar a ficar com os cabelos em pé com a conta do supermercado (olha que não estou comprando nada supérfluo por aqui....como estou me segurando, pois tem muita coisa para se comprar.....muita besterinha mesmo...hummmm) resolvi correr atrás. Mas vejam bem, não que estejamos passando fome nem nada parecido, mas sejamos francos, somos imigrantes, no momento desempregados, ainda não começamos o curso de frances do governo (onde vamos receber uma pequena ajuda de custos) e o dinheiro só sai... e sai... e sai... dá um desepero gente! Então, como aqui esse programas são para ajuda e a visão de ajuda e de miséria é completamente diferente da visão que temos no Brasil, fui atrás das informações.

Mas não foi fácil não! É uma novela mexicana....Como estamos na roça (rsrsrs) ou seja, em uma cidade pequena, não temos as facilidades dos bancos alimentares como em Montreal. Entrei então no Oráculo (São Google) e fui pesquisando. Cheguei a ver o Banco Alimentar de Ottawa e de Aylmer (um bairro/setor daqui de Gatineau). Mandei e-mail e ambos me indicaram o La Manne de l'Île, que seria o banco alimentar da cidade de Gatineau. Ligo eu então para lá com meu francês meia-boca e peço as informações. Eles perguntam o setor (bairro) que eu estava morrando e me dão o telefone da paróquia que cobria essa área. Ligo para lá e na mensagem da secretária eletrônica informam o telefone do banco alimentar. Ligo para lá e mais uma secretária eletrônica. Deixo meu recado e ficamos aguardando. Isso tudo foi numa segunda e nada deles responderem até quinta. Sem pensar duas vezes, ligo eu de novo e deixo um novo recado, frisando que já tinha ligado. Meia hora depois me ligam de lá informando que a minha paróquia não era esta e sim uma outra dando o telefone para mim. Liguei. A moça me atende, pergunta quantas pessoas são na casa, se temos alguma restrição alimentar e se ficaria alguém em casa durante o dia. À tarde bate um moço na nossa porta e entrega para nós 2 cestas de comida. Perguntamos como seriam as próximas, se precisamos nos inscrever ou qualquer coisa do gênero e ele simpaticamente responde: basta ligar que viremos trazer.

Ainda não ligamos pois como ainda tem comida (gente, foi muita comida como vocês podem ver na foto abaixo) não achamos justo pedir antes de realmente acabar e precisar. Claro que já fomos no supermercado para comprar alguns outros produtos para complementar a cesta, pois como já disse, é uma cesta básica e algumas coisas que comemos não vieram nela. Mas só posso agradecer imensamente o que veio nela, pois já ajudou muito nas economias da casa.

A outra ajuda que já estamos com um rendez-vous marcado (uma hora marcada...aqui tudo é assim....marca-se um horário e dia para um encontro) é no Exército da Salvação. Pelas informações que tive por telefone é que nesse primeiro encontro vão ver se nós podemos participar do programa alimentar. Caso positivo, uma vez ao mês nós vamos lá no dia marcado (obviamente) e pegamos a cesta alimentar. Depois contamos como foi!

Bem, acho que por hoje é só! Depois contamos como será a recarga da cesta doada pela igreja e como será o nosso rendez-vous no Exército da salvação.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário