domingo, junho 08, 2008

Formula 1 (Montreal)

Por Emanuel

A gente vive numa correria enorme aqui desde que chegamos, mas hoje fomos ver a correria dos outros, afinal também somos filhos do Homem. E já que a corrida era aqui do lado, por quê não?

Primeira constatação: assistir corrida aqui é mais barato que no Brasil. 70 doletas pelo ingresso, quase metade do que se paga para ir a Interlagos.
Segunda constatação: no Brasil, vc entra lá para ver a corrida e só, aqui tem muita coisa acontecendo dentro da área do circuito que vc pode ver e participar. Muitas montadoras expondo seus carros, empresas patrocinadoras com stands de promoção, muita coisa interessante para antes e depois da corrida.
Terceira constatação: preciso voltar no ano que vem, mas dessa vez em um lugar melhor!

Como nossos ingressos eram de Admissão Geral (nome chic pra dizer que a gente não tinha direito a sentar em lugar nenhum, só no chão) tínhamos que chegar lá cedo para encontrarmos um lugar legal para montarmos acampamento, então saímos daqui umas 4:00 da manhã. Era para termos saído as 3:00, mas sabe como é né, pobre não tem despertador, então botamos o celular para despertar, só que a bateria acabou... e só acordamos com a Valéria batendo na porta, querendo esganar a gente. Quase que a gente vê a corrida pela televisão =)

Mas chegamos lá em um bom horário – são duas hora de carro, daqui até Montreal – e conseguimos entrar bem na hora em que os portões foram abertos. Escolhemos nossos lugares e umas 8:30 já estávamos instalados. A corrida de Fórmula 1 só começava as 13:00 mas haveriam três outras categorias correndo antes. Então dava pra se distrair um pouco, debaixo do sol escaldante de Montreal.

Quando os primeiros motores começaram a roncar a gente já percebeu o que seria o dia. A primeira corrida tinha uns 20 carros, todos Porshe. Depois tinha uma etapa da GP3, que são carros monoposto, mais parecidos com os Fórmula 1, mas sem toda a potência e tecnologia. Por último viria uma etapa da Ferrari Chalenge. Vinte e poucas Ferraris voando baixo na nossa frente que a gente nem conseguia ver direito quem estava passando. Felizmente em todos os lugares do circuito tem um telão, para a gente poder saber o que está acontecendo, senão vc simplesmente não faz idéia quando a corrida começa ou termina.

Passados os aperitivos, veio prato principal. E a primeira vez a gente nunca esquece. Quando ouvimos pela primeira vez um carro de Fórmula 1, ele roncava alto, muito alto, e ainda estava do outro lado do circuito. Quando passou na nossa frente, descobrimos que todos os carros que tinham passado por ali até então estavam muito devagar, porque a gente simplesmento não conseguia ver direito os carros! É ensurdecedor, por sorte trouxemos os tapa ouvidos, principalmente para as crianças, senão era game-over.

Foram 2 horas de adrenalina, de barulho ensurdecedor e da tentativa de conseguir descobrir qual era o piloto que estava passando na nossa frente. E para ficar sabendo dos babados todos da corrida, alugamos uma TV portátil que dava todas as informações da corrida, do circuito, dos pilotos, das condições climáticas, etc. Simplesmente tudo para ficar por dentro. Muito legal, vale a pena o investimento.

Na volta tivemos que ficar esperando um bom tempo para pegar o Metro, pois tinha muita gente voltando. Resolvemos então aproveitar e descançar para pegarmos a estrada de volta para casa!

Curtam as fotos.





Pegamos o ingresso na hora


A multidão entrando




O Brasil marcando o seu território



Vai um Mc Carro ai?


Posso dar uma voltinha?



As meninas do GP


Baratinha, baratinha....vou levar 2 então!


Apresentação dos pilotos antes da largada



A volta

2 comentários: