terça-feira, setembro 30, 2008

Quatro meses!

Eu sei que estou um pouco atrasada nesse post, mas é que o tempo está muito curto. Quando estávamos no Brasil e quando eu lia esse comentário eu não entendia como isso era possível. Mas só mesmo estando aqui para entender. Fica cada vez mais difícil entrar em e-mail, no Orkut, participar das listas de disussão e até mesmo postar no blog. Mas vamos lá, um pequeno resumo do nosso quarto mês aqui na Belle Province:

- Estou na francisação e……sei lá. Tem dias que vale a pena e tem dias que é realmente uma enrolação só. Tudo depende mesmo da professora e da turma. A nossa turma é realmente muito forte e todos estão lá para aprender. Entao no nosso caso é a professora e também acredito que seja o método, que é muito fraco. Mas por outro lado é bom, pois escuto e falo francês o dia todo e faço algumas amizades. É melhor do que ficar em casa olhando para o teto. Então no saldo final acho que é bom. Mas para quem está vindo para Gatineau (não posso dizer pelas outras cidadas) não venha esperando muito, pois você pode acabar se decepcionando.

- Em setembro se inicia o ano escolar e também as atividades que a cidade oferece. A prefeitura de Gatineau distribui um caderno com todas as atividades físicas que são oferecidas por ela, por um preço bem convidativo. Basta você ter o cartão de acesso da cidade de Gatineau – o mesmo cartão da Biblioteca (que nós fizemos logo quando chegamos). Tem de tudo, desde dança, judo, natação, yoga, academia, hoquei, futebol, etc. fora os cursos de culinária, de moda, de joias, linguas, violão, pintura, jardinagem, escultura, entre outros mil. Então lá fui eu escolher minha atividade e escolhi uma atividade que sempre sonhei em fazer e nada melhor do que praticar aqui: a Patinação artística! Me inscrevi para o horário dos adultos e fui achando que eu ia ser a mais velha da turma. Surpresa minha! Eu sou a mais nova da turma e também a mais anta delas. As coroas que fazem parte da turma dão um show na pista, fazendo suas piruetas e dandos os seu saltos. E eu lá, só com minha patinação básica para frente. Mas me aguardem, eu chego lá. Já na primeira aula eu aprendi um monte de coisas: patinar para tras, com um pé, parar, pirueta, saltar, andar em 8. É isso ai, tenho aula até Março (quando acaba o período) e espero aproveitar muito.

- Mais uma vez tive prova que só mesmo aqui para acontecer coisas inacreditáveis, que nunca aconteceriam no Brasil. Estava saindo da aula de patinação e, como Emanuel teve que trabalhar e eu acabei ficando sem o carro para ir para lá, precisava ligar para ele para saber se ele vinha me buscar, pois já era tarde. Perguntei para uma aluna se ela sabia onde tinha um telefone e ela ofereceu o seu celular. Fomos no caro dela para buscar quando ela se ofereceu para me levar em casa. Até ai tudo bem, o problema é que eu moro 10 km na direção completamente oposta à dela. E ela me levou em casa. Para mim foi perfeito, pois não precisei esperar e pegar 2 ônibus, mas mesmo assim fiquei surpresa com a generosidade dos canadenses.

- É duro estar longe da família e dos amigos, principalmente nas datas importantes. Este mês os meus pais fizeram aniversário e eu não estava lá para dar aquele abraço e beijo nos dois. FELIZ ANIVERSÁRIO. Muita saúde e amor para vocês! Amo vocês de montão. Parabéns para minha afilhada amada Alissa que deve estar cada vez mais linda e que em breve vai ter uma irmã por perto. Parabéns em dobro! E, é claro, para minha cumadre, amiga, irmã, companheira que eu amo demais – Laura! Parabéns minha amiga. Muita saúde, amor, juizo, $$$ e alegria. Divirta-se e beba uma por mim.

- Continuo jogando volley com meus amigos Quebecois. Um sábado desses passamos o dia todos juntos na casa da Roma cozinhando um prato típico do Chile: as empanadas. Chegamos as 10 horas e só saimos de lá as 21 horas. Só mesmo Roma para nos aguentar tando tempo assim. O mais engraçado é que do grupo de 10 pessoas, ninguém é originalmente daqui de Gatineau. Tinha uma variedade de nacionalidades: brasileira, chilena, venezuelana, quebecois, alemã. Uma verdadeira ONU e falamos todas as linguas e, também, o Quebecois – que é bem diferente do francês! Foi um dia maravilhoso. Agora o próximo encontro gastronômico será a comida russa e o chef será o Emanuel! Falta só marcar a data, né Roma?

- Fiz duas entrevistas nessa semana e estou na espera de respostas. Vamos ver no que vai dar.
Seguem algumas fotos
Inté!

Todos ajudando nas empanadas chilenas!


A mesa posta

Claro que não podia faltar o meu pudim, bem brasileiro e receita da minha Tereza!

Esse é o nosso caro, ou melhor, o escritório do Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário