quarta-feira, maio 14, 2008

O Brasil que não dá saudade

Duas semanas atrás vendi a minha moto. Foi a última coisa que vendi, até porque ela me foi extremamente útil nesses dias de correria final. Só que uma rasura no documento de compra e venda impediu que o comprador transferisse a moto para o nome dele. Tive que pedir uma segunda via, o que não é um bicho de sete cabeças, só mais uma coisa pra resolver. Mas tinha o Detran, e ninguém sai impune do Detran.

Cheguei no posto e pedi a segunda via.
- Espera ali um pouquinho que alguém vai te chamar.
Esperei. Uns quarenta minutos me chama uma moça:
- Olha só, estamos com um problema. Aqui está dizendo que não consta o número da carroceria. Assim não podemos emitir o documento.
Silêncio. Eu olhei pra ela:
- Mas... vc sabe que motocicleta não tem carroceria, né?
- Sim, claro, mas ISSO É UM PROBLEMA DO SISTEMA. Todas a motos estão assim, o sistema está pedindo o número e não conseguimos mudar nada daqui.
Meu Deus, a palavra mágica do Detran. O sistema!
- Mas, e daí?
- Daí o senhor vai ter que esperar regularizar o sistema.
- E... quanto tempo?
- Ah, passa daqui a uns quinze dias...
Silêncio e desespero
- Desculpe, mas daqui a quinze dias eu não estou mais no Brasil, vou me mudar e não poderei vir aqui.
- Sei... Se o senhor tivesse feito o pedido na Sede do Detran lá eles poderiam resolver na hora, mas aqui...
- Então fazer o que, vou lá, mas eu tenho que resolver isso hoje.
- Ih, mas agora o senhor já deu entrada por aqui, só aqui pode sair o documento. Pode ir lá não.
- E então?
- Mas qualquer pessoa da sua família pode pegar por vc.
- Sim, mas eu vendi a moto, o comprador está aqui do meu lado e eu preciso assinar o documento pra dar pra ele.
- Ah... entendi... Bom, o senhor pode fazer uma procuração pra outra pessoa e ela pode transferir para o senhor. Mas tem que ser registrada no Cartório.
- Então deixa ver se eu entendi: O sistema diz que a minha moto tem uma carroceria sem numeração. Então vc não pode me dar o documento porque o sistema de vcs está ruim e não posso pedir em outro lugar, onde tudo pode ser resolvido hoje, porque meu documento está preso aqui. Então isso me custará uma procuração de R$70,00 para outra pessoa vir daqui a quinze dias pegar o documento pra mim?
- Mas só se o sistema já estiver consertado...

Eu já tinha feito a tal da procuração - um instrumento público, registrado em cartério - há muito tempo e meu pai agora tem um programa de índio para daqui a quinze dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário