Não é que o Canadá existe mesmo!
A viagem foi boa... Fizemos nossas reservas com mais de três meses de antecedência e pedimos assentos na janela e na primeira fila, que tem mais espaço. Mas no nosso lugar colocaram uma mãe com duas crianças, porque na primeira fila um berço pode ser acoplado a parede da frente. Na outra janela tb tinha uma mãe e um bebê. Nada contra crianças, mas deu um desânimo quando a gente imaginou passar dez horas ali no meio... No final deu tudo certo e elas nem fizeram tanto barulho assim.
O avião é novinho, com uma tela LCD individual para cada assento, com boa programação e uma tomada para vc ligar o Notebook. Mas a poltrona... é terrível. Pequena, desconfortável e não reclina direito! Não tem diferença da primeira para as outras filas porque não estávamos na saída de emergência. Quem me conhece sabe que não tenho dificuldades para dormir. E também estávamos cansados da correria das últimas semanas, mas eu simplesmente não dormi quase nada.
Em Toronto, toda a rotina que vcs já sabem: imigração, malas, conexão para o destino, que no nosso caso era Ottawa. Mas temos três dicas para dar:
Quando vc ainda estiver no Brasil, pode ser que a companhia aérea etiquete a sua bagagem só até Toronto, dizendo que vc vai ter que retirar tudo lá por causa da Imigração. Está errado! Se suas malas forem etiquetadas até o seu destino final, vc faz o check-in em São Paulo e já embarca com a passagem da conexão na mão. Em Toronto, vc só precisa pegar as suas malas e, no momento em que vc sair da área de desembarque, tem uma esteira para vc despachar as suas malas novamente sem ter que fazer um novo check-in. Nesse momento vc já fez a imigração e é só pegar o vôo. Se faltar pouco tempo, vc não corre o risco de perder a conexão.
O Goods to Follow, que é a declaração que vc faz dos bens que deixou no Brasil e que pode, eventualmente, querer levar para o Canadá. É importante entregar isso para não ser taxado depois e deve ser entregue depois que vc sai da imigração e pega suas malas. Mas ninguém te explica direito onde vc deve deixar esse documento e ninguém te pede ele. Quando nos demos conta disso, corremos atrás e fomos orientados a procurar uma sala da Canada Custom, a aduana canadense, onde pudemos entregar o documento e ficamos com uma cópia autenticada. Mesmo que eles percam o dito cujo, temos uma cópia conosco.
Quando saírem do avião, em Toronto, deixem as câmeras preparadas, porque é logo aí na saída que vc encontra a placa Welcome to Canada! Vc tem que ter uma foto dessa placa pra mandar pros amigos! Não precisa sair com pressa, porque dificilmente tem muita gente na imigração, especialmente se vc chegar de manhã, como é o caso do vôo que vem do Brasil.
Agora começa de verdade o nosso processo de imigração, somos oficialmente imigrantes!
A vida em seis malas
O por-do-sol no Galeão.
Chegamos!
As malas também!
Aqui demos entrada no Goods to Follow
Aeroporto de Ottawa
Esse foi o avião que nos levou de Toronto a Ottawa. Dez vezes mais confortável que o primeiro avião. Também pudera, é Brasileiro!
Estava esperando este post de "chegamos"! rs rs rs
ResponderExcluirBonne chance!