sexta-feira, maio 23, 2008

A Primeira Semana

Nossa chegada em Ottawa foi tranquila. Da janela do avião pudemos dar, pela primeiríssima vez, uma olhadela geral na região que escolhemos para morar. Ottawa é uma cidade de mais ou menos 800 mil habitantes. A região Metropolitana, que engloba Gatineau e outros municípios próximos, tem pouco mais de um milhão de pessoas. É a quarta região em numero de habitantes de um país com 30 milhões de canadenses. Cidade plana, sem montanhas e sem muitos prédios altos, fazendo com que a se espalhe por uma área bem grande. Assim também é Gatineau, do outro lado do Rio Outaouais (pronuncia-se Útoué). Aqui vc vê apenas uma meia dúzia de prédios altos, mais até que os de Ottawa. São todos do governo federal, que é o grande empregador da região.

Na chegada, o John, amigo da Tati, estava nos esperando. É muito mais tranquilo saber que tem alguém te esperando do outro lado, pronto para te ajudar nesse início de vida. E, como as esteiras do aeroporto de Ottawa são no salão principal, precisamos de ajuda ali mesmo! Afinal, eram seis malas enormes, mais duas malas pequenas e duas mochilas.

Como não podíamos ser excessão, uma mala ficou em Toronto e tivemos que fazer uma reclamação, para que procurassem nossa mala. Nada demais, na verdade eram muitas malas e o avião, pequeno. Ela viria em um vôo mais tarde e ficaram de entregar para nós. Como nesse primeiro dia ficaríamos na casa do John, demos o endereço dele. Entregaram mesmo, mas só às 22:00h!

No caminho do aeroporto para a casa do John, ele foi nos mostrando um pouco da cidade. É uma cidade bonita e organizada, com muitas árvores e centenas de quilômetros de ciclovias. Alguns amigos que estiveram por aqui nos disseram que é a cidade mais limpa do Canada.

Nesse primeiro dia fomos somente conhecer a casa que alugamos para esses primeiros dias e deixar lá nossas malas grandes. Depois ficamos com o John, conversamos muito e fomos dormir. Um tempo para recarregarmos as energias para os dias que viriam depois.

No resto dessa primeira semana nossas atenções foram voltadas para arrumar a casa que ficaremos nesses quinze dias, dar entrada nos documentos necessários e procurar um apartamento para morar.

A primeira aventura foi ir ao mercado que fica mais perto de casa, há uns 20 minutos de caminhada. Melhor nos acostumarmos logo, pois não teremos carro por enquanto. Supermercados são praticamente iguais em todo lugar do mundo. A novidade aqui são os produtos, pois não conhecemos marcas ou mesmo o que são algumas das embalagens que encontramos lá. Bem divertido, mas um pouco angustiante. Perdemos um bom tempo escolhendo o que levar.

Os documentos que precisaremos aqui são:
- NAS (Número de Seguro Social, equivalente ao CPF). Esse número é o mais importante aqui no Canadá, vc só o recebe uma vez na vida e não pode cancelar nem pedir outro. Tanto assim que todos aconselham vc a decorar o mesmo e nunca sair de casa com o cartão, pois se alguém mal intencionado tiver acesso ao seu número vc pode ter uma enorme dor de cabeça,
- Carte D'Assurance Maladie ou Carte Soleil, como chamam aqui no Quebec (O cartão do Sistema Público de Saúde). No Canadá, a saúde é custeada pelo governo, e planos de saúde só podem existir para as especialidades que o governo não cobre, como Oftalmologia e Odontologia, por exemplo.
- Carte de Resident Permanent (a nossa identidade, que comprova que somos residentes permanentes aqui no Canadá). Esse vc dá entrada já no aeroporto e recebe, pelo correio, umas quatro semanas depois, mais ou menos,
- Carteira de Motorista Canadense. A carteira internacional oficialmente não é aceita no Canadá, mas com a carteira brasileira podemos dirigir aqui por três meses, e isso vale também para que tem visto de turista. Depois disso, temos que ter a carteira daqui.

Todas as informações necessárias para esses documentos a gente consegue no MICC (Ministério da Imigração e Comunidades Culturais). Lá somos recebidos por um funcionário que será, dali pra frente, nosso contato e conselheiro em todos os assuntos que precisarmos, desde tirar esses documentos até para elaboração de um planejamento para nossa vida no Canadá. Eles dão um suporte importante nesses primeiros meses, já que não conhecemos ninguém nem sabemos direito como as coisas funcionam.

Nos dias seguintes, fizemos o reconhecimento da área perto de casa, já procurando anúncios de apartamentos para alugar, compramos mapas da região, tickets de ônibus com o guia das rotas de todas as linhas da cidade e guarda-chuva, já que o tempo aqui é bem instável nessa época.

Na sexta feira fomos visitar alguns apartamentos, mas isso tratarei em um post a parte. No sábado fomos comprar nossas bicicletas, nosso meio de transporte pelo menos enquanto durar o verão. O John nos levou em várias lojas de material esportivo usado, que são muito comuns por aqui. Vimos várias bicicletas e gostamos de duas, da mesma loja. Compramos e deixamos lá para fazerem alguns ajustes. Pegaremos na segunda-feira.

Bom, essa foi nossa primeira semana aqui no Canadá. Enquanto tivermos assunto, vamos tentar manter um post semanal com as notícias mais interessantes.

Agradecemos as muitas e muitas mensagens recebidas nesse período, pois essa força é muito importante para nós aqui.

Abraços e até a próxima.


Algumas fotos da região













Nenhum comentário:

Postar um comentário